
O que é o laborth?

É um laboratório de pesquisa constituído por dois principais e indissociáveis eixos: espaço físico e recursos humanos.
O espaço físico compreende um ambiente que apresenta estrutura e equipamentos mínimos necessários para a realização de experimentos relacionados a pesquisas científicas em diversas áreas, mas usando os ortópteros como organismos modelo.
Os recursos humanos são representados por professores, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos de laboratório, centrados no objetivo de realizar e executar projetos de pesquisa.
NOSSO HISTÓRICO
O Laboratório de Orthoptera está lotado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, sala 73. A ideia de montar um laboratório de pesquisa surgiu em 2014, após a efetivação do Dr. Neucir Szinwelski, como professor da Unioeste.
Inicialmente, o Laboratório de Orthoptera possuía um espaço físico pequeno e não haviam equipamentos, materiais e recursos humanos necessários para a realização de projetos de pesquisa.
Em 2015 o laboratório começou a receber alunos interessados em realizar pesquisas com Orthoptera, e junto com esses, chegaram alguns equipamentos e materiais.
Em 2017, conseguimos um espaço maior e com uma infraestrutura mais adequada. Por meio de parcerias, doações e de nossos cursos, conseguimos adquirir mais equipamentos e materiais para o laboratório. Junto com o aparelhamento do laboratório também conseguimos um espaço para a implantação de uma sala de criação com temperatura, umidade e fotoperíodo controlados. Assim, temos a possibilidade de manter uma grande criação desses insetos para a realização de diversos experimentos manipulativos.
O Laboratório de Orthoptera também tem oferecido cursos de capacitação por meio do projeto de extensão "Biologia em foco". Por meio desses cursos, o laboratório tem adquirido recursos humanos e financeiros necessários para a manutenção das atividades de pesquisa.
ORTHOPTERA




A palavra Orthoptera vem do grego (orthos=reto; pteron=asas) e significa tégminas planas e retas. Os ortópteros possuem pernas posteriores saltórias e são conhecidos popularmente como gafanhotos (subordem Caelifera), grilos, esperanças e paquinhas (subordem Ensifera).
Muitas espécies possuem a capacidade de emitir sons, principalmente durante a noite e após a chuva. Os Ensiferas são, em geral, considerados onívoros, mas há espécies herbívoras e predadoras. Os Caelifera são exclusivamente herbívoros e são considerados pragas de vários cultivos humanos.
Nosso SÍMBOLO
O símbolo usado pelo Laboratório de Orthoptera da Unioeste é o mesmo usado por todos os pesquisadores ortopterólogos brasileiros em seus laboratórios. Esse símbolo foi desenvolvido por Gabriel Pinheiro para o projeto Biota de Orthoptera do Brasil. Esse projeto reuniu os pesquisadores em Orthoptera em torno de uma marca e de objetivos comuns e representa o esforço conjunto para ampliar o conhecimento desses organismos no Brasil e no mundo.
Nosso símbolo é inspirado em origamis e mosaicos. Suas linhas leves e modernas, mas precisas, conferem uma identidade dinâmica única ao logo, uma relação com a exatidão dos resultados obtidos pelas pesquisas realizadas.
Suas cores representam a diversidade de cinco biomas brasileiros onde os pesquisadores já realizaram coletas e as subdivisões em cada cor sugerem setores, áreas de atuação delimitadas de cada bioma.